Em nossa cultura, pouco se fala sobre o morrer. Assim, quando sofremos a perda de alguém que amamos, além da dor emocional, temos que fazer uma série de escolhas sobre as quais muitas vezes nunca pensamos.
Dito isso, fica evidente a importância da escolha de uma Empresa séria e ética num momento tão sensível. A apresentação da pessoa amada, certamente é um dos pontos chave de todo processo, afinal, ter um rosto para o qual dar Adeus, o mais próximo possível do que era em vida, pode evitar um início ainda mais doloroso no processo de luto.
Assim, gostaria de explicar de forma breve o que é a tanatopraxia, um dos processos de tratamento de corpos, mais modernos existentes no mercado, praticado por toda empresa que preza pela excelência em toda etapa do atendimento funerário. O procedimento nada mais é, do que a retirada do excesso de líquidos existentes no corpo, através de substâncias químicas, aplicadas de forma adequada a cada caso. Se tratando de um processo químico e que envolve o sistema circulatório, leva mais de uma hora (pensando no restante dos procedimentos: higienização, tamponamento, necromaquiagem, vestimentas e confecção de manto de flores, um total de cerca de 3 horas).
Por muito tempo, Funerárias e seus colaboradores de forma geral foram (por vezes ainda são) tratados com preconceito, como se trabalhar nessa área fosse vergonha ou oportunismo. Por outro lado, se pararmos para olhar especificamente para a profissão tanatopraxista, será que qualquer pessoa estaria disposta a fazer o último tratamento em alguém que era amado por familiares e amigos? E se a barba for aparada por engano? E se os produtos não forem aplicados de forma adequada? E se o profissional não enxergar aquele corpo com a dignidade e respeito que ele merece? Bom, se qualquer dessas coisas acontecesse, causaria um dano irreparável, uma memória traumática.
Eu particularmente tenho um profundo orgulho de poder fazer parte da Equipe São Pedro, e acolher cada pessoa que chega até nós, da forma mais compassiva que eu puder. Sinceramente, não me imagino na responsabilidade de realizar uma tanato, e mais os outros procedimentos que deixarão quem partiu pronto, para que pessoas amadas possam se despedir da maneira mais suave possível. Gostaria de convidá-los a refletir sobre isso, e se você já teve a chance de utilizar um serviço funerário que lhe entregou o seu melhor, saiba que aqueles profissionais merecem sua gratidão e admiração. Além disso, o tanatopraxista geralmente auxilia em translados, remoções em casa, busca pela Declaração de Óbito, dentre outros. Tudo da forma mais assertiva possível, dentro da realidade da família e das circunstâncias da perda.
Minha mais sincera admiração a nossa Equipe, que trabalha com seriedade, calma, comprometimento e uma extrema dedicação. Que possamos a cada dia nos aprimorar mais, para horar a confiança que cada família deposita em nosso trabalho.
Bruna Mertins – Acolhimento ao cliente
Pós graduanda em tanatologia pela RNT – Rede Nacional de Tanatologia